top of page
Foto do escritorEquipe Doxa

AURÉLIO GOIANO CONTINUA NA FRENTE SEGUIDO POR RAFAEL E DR. FELIPE

DOXA publica sua terceira pesquisa oficial registrada no T.R.E no município de PARAUAPEBAS, capital do minério, localizada na região sudeste paraense. A pesquisa mostra uma alteração no quadro eleitoral: tendência de queda de Aurélio Goiano (AVANTE), 32,0%; estabilização do pré-candidato Rafael Ribeiro (UB), 25,7% e uma subida do candidato do PL, Dr. Felipe, 18,7%. A pesquisa também avaliou o governo do prefeito Darci Lermen, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.  

Pesquisa DOXA está registrada no T.R.E sob o nº PA-02658/2024. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. A margem de erro estimada é de 4.1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Doxa realizou a pesquisa entre os dias 07 a 10 de julho de 2024 com uma amostra de 600 entrevistas.


ESPONTÂNEA: AINDA É ALTO O NÚMERO DE INDECISOS

Na questão espontânea em que não são apresentados os nomes de pré-candidatos, a pesquisa identificou que os votos flutuantes chegam a 71,2% (somatória dos brancos, nulos e indecisos). Em primeiro lugar vem o atual vereador, Aurélio Goiano (AVANTE), que aparece com 9,4% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece o vereador Rafael Ribeiro (UB) com 5,8%. Dr. Felipe (PL) vem com 3,6%. 

ESTIMULADA: AURÉLIO GOIANO PERMANECE NA FRENTE

Quando se estimulam os nomes dos pré-candidatos ao eleitor, o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) vai para 32,0% das intenções de voto. O presidente da Câmara Municipal, vereador Rafael Ribeiro (UB) alcança 25,7%. O Dr. Felipe (PL) vem com 18,7%; O deputado federal, Keniston Braga (MDB) aparece com 1,0%. Hipólito H2 (PODE) vem com 0,8%. Graziele Ribeiro (PSD), 0,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 21,5%.


REJEIÇÃO: BAIXA REJEIÇÃO DOS PRÉ-CANDIDATOS

Quando se trata de rejeição, a pesquisa mostra que todos os pré-candidatos atingiram baixa rejeição, uma vez que 33,5% não se manifestaram e 4,3% não rejeitam nenhum dos pré-candidatos. As maiores citações foram para o vereador Aurélio Goiano (AVANTE) com 15,8% e Rafael Ribeiro, 15,2%; depois vem o deputado federal, Keniston Braga (MDB) com 8,5%; Dr. Felipe (PL) obteve rejeição de 8,2%. Hipólito H2 recebeu rejeição de 8,0%. Maura Paulino, 3,9% e Graziele Ribeiro, 2,6%.  

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DARCI

Agora, quando se trata da aprovação/desaprovação da forma como o prefeito DARCI LERMEN vem administrando o município, 74,2% dos eleitores de Parauapebas estão desaprovando seu governo; enquanto 19,2% aprovam a maneira do prefeito governar. Outros 6,6% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

O governador Helder Barbalho está com uma aprovação de 33,2% em PARAUAPEBAS; enquanto sua desaprovação chega a 55,8%. Outros 11,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Quando se trata da aprovação ou desaprovação do governo do presidente Lula no município de PARAUAPEBAS, 32,5% dos eleitores do município estão aprovando seu governo; enquanto 57,8% desaprovam.

ANÁLISE

Nessa terceira pesquisa Doxa registrada no município de PARAUAPEBAS o quadro eleitoral começa a mudar. O que se verifica tendência de queda do vereador Aurélio Goiano, estabilização do vereador e presidente da Câmara Rafael e um crescimento de Dr. Felipe. Esse quadro se configurou após a visita de Bolsonaro à cidade. Aurélio Goiano, até então, era o único representante forte da direita em Parauapebas; agora, ele enfrenta a divisão de votos com Dr. Felipe, do PL, partido de Bolsonaro. Na questão espontânea da pesquisa, verifica-se muitos eleitores indecisos. Essa tendência do quadro eleitoral atual só se configura quando os eleitores são estimulados a escolher entre os pré-candidatos apresentados a eles. Portanto, o cenário em Parauapebas promete uma disputa muito acirrada entre os principais competidores.

 

DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da DOXA

 

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-02658/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010


DADOS DA PESQUISA

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PARAUAPEBAS-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 600 entrevistas

Período: 07 a 10 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

2.454 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page