top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

ELEIÇÃO EM RURÓPOLIS SEGUE POLARIZADA ENTRE ZÉ FILHO E PATRÍCIA CAVICHIOLI

DOXA publica sua terceira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de Rurópolis. Nessa nova fotografia da corrida eleitoral, os dois principais competidores, Patrícia Cavichioli (AVANTE) e Zé Filho (PP), polarizam a disputa. O candidato apoiado pelo prefeito, Neném da Serraria (MDB), continua em terceiro lugar. Zé Filho aparece com 35,6%; Patrícia vem com 32,8%, o que significa que os dois estão empatados tecnicamente dentro da margem de erro da pesquisa. Neném ficou com 18,2% das intenções de voto.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o Nº PA-00259/2024 e foi realizada no período de 11 a 14 de julho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.

 

ESPONTÂNEA: JOGO ABERTO NA CORRIDA ELEITORAL

Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que é muito grande, ainda, o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 57,8%. No entanto, os números já mostram o processo de polarização entre duas pré-candidaturas: Zé Filho que aparece com 18,6% e Patrícia Cavichioli que vem com 14,7%. O vice-prefeito, Neném da Serraria, está com 8,2% das intenções de voto. Adailton Capixaba aparece com 0,7%.

ESTIMULADA: A DIFERENÇA DE PATRÍCIA PARA ZÉ FILHO É DE APENAS 2,8

Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de RURÓPOLIS, Zé Filho (PP) pula para 35,6%; Já Patrícia Cavichiolli vai para 32,8%. O vice-prefeito, Neném da Serraria, ocupa o terceiro lugar, estacionando em 18,2%. Adailton Capixaba aparece em último lugar com apenas 1,3%. Os votos flutuantes ainda somam 12,1%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE RURÓPOLIS

Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito de Rurópolis, 37,9%. Adailton Capixaba aparece como o mais rejeitado com 25,4% de citações. O segundo maior rejeitado é Neném da Serraria que vem com 11,0% de citações. Zé Filho vem logo a seguir com 9,8%. Patrícia é a que tem a menor rejeição, aparecendo com apenas 7,9%. Outros 7,9% não se manifestaram.  

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE TAKÁ

O governo do prefeito Taká é aprovado por 76,2% dos eleitores de Rurópolis; enquanto sua desaprovação chega a 22,2%. Outros 1,6% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO

O governo de Helder Barbalho é aprovado por 68,6% dos eleitores de Rurópolis; enquanto sua desaprovação chega a 23,5%. Outros 7,9% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Por sua vez, Lula tem maior desaprovação do que aprovação em Rurópolis. A aprovação é de 44,4%; enquanto sua desaprovação chega a 51,3%. Outros 4,3% não se manifestaram.

ANÁLISE

O cenário político-eleitoral em Rurópolis, a partir dessa terceira pesquisa oficial da DOXA, tende a uma maior polarização entre dois competidores: Zé Filho e Patrícia Cavichioli. Zé Filho da Farmácia já liderou com ampla vantagem sobre seus adversários. Agora, sua principal competidora, Patrícia, começa a chegar em seu calcanhar, deixando a disputa mais acirrada. A terceira via, encampada pelo vice-prefeito, busca alcançar os dois primeiros, mas enfrenta dificuldade de crescimento, apesar de ser apoiado pelo atual prefeito, Taká. O prefeito está com alta aprovação de seu governo. Mesmo assim, não consegue transferir potencial de voto para seu pré-candidato. Apenas 2,8 pontos separam Patrícia de Zé Filho. Isso quer dizer que essa campanha promete alto grau de acirramento. Pelas pesquisas, observa-se que o eleitor ruropolense começa a enxergar melhor os pré-candidatos e, com isso, vai tomando sua decisão. O eleitor de Rurópolis, além de estar aprovando o governo Taká, aprova, também, o governo de Helder Barbalho. Por outro lado, o governo do presidente Lula, está mal avaliado no município. Esses fatores precisam ser considerados nessa disputa eleitoral no município.

 

DORNÉLIO SILVA - Cientista Político da Doxa.

 

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o Nº PA-00259/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em RURÓPOLIS-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 11 a 14 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

Contratante: J C CHAVES CARNEIRO / BLOG DO JESO

1.553 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page