DOXA publica sua primeira pesquisa oficial registrada no T.R.E sobre a corrida eleitoral no município de ALMEIMRIM, localizado na região do Baixo Amazonas. A primeira pesquisa registrada mostra que a disputa está bastante favorável à atual prefeita, Lúcia do Líder (MDB). Lúcia vai para reeleição defender seu mandato e já começa em primeiro lugar com 72,1% das intenções de voto. A segunda colocada, Rosa Hage, está bem distante, aparecendo com apenas 7,7% das intenções de voto.
A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-00120/2024 e foi realizada no período de 10 a 12 de abril de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.9% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.
ESPONTÂNEA: LUCIA SAI NA FRENTE NA ESPONTÂNEA
Na questão espontânea, em que não se mostra os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que a atual prefeita, Lúcia do Lider, já aparece com um índice bem significativo, chegando a 46,4%. Em segundo lugar, bem distante, aparece a ex-deputada estadual, Rosa Hage, com 2,7%. Depois vem Bruno Brilhante com 1,3%; Dr. Karol, 1,0%. Os demais Adriane Bentes e Rafael Moura vem cada um com 0,3%. Os votos flutuantes somam 48,0%.
ESTIMULADA ELEITORAL: 64,4 PONTOS SEPARAM LÚCIA DA SEGUNDA COLOCADA
Quando se estimula os possíveis nomes a prefeito de ALMEIMRIM, a atual prefeita, Lúcia do Lider, pula para 72,1% de intenção de voto. Rosa Hage vai para 7,7%. Dr. Karol vem em terceiro lugar com 3,5%. A ex-prefeita, Adriane Bentes, aparece na quarta posição com 2,5%. Rafael Moura alcançou apenas 0,5%. Os votos flutuantes somam, ainda, 12,0%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE ALMEIMRIM
Quando se trata de rejeição, a pesquisa detectou um índice muito alto de eleitores que não rejeitam nenhum dos pré-candidatos a prefeito de ALMEIMRIM, 35,7%. A ex-prefeita, Adriane Bentes, aparece como a mais rejeitada com 22,7% de citações. Rosa Hage é rejeitada por 12,7%; Dr. Karol aparece com rejeição de 7,2%. Lúcia do Lider tem rejeição de 5,3%; Rafael Moura é rejeitado por 4,2%. Outros 12,7% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE LÚCIA
O governo da prefeita Lúcia do Lider é aprovado por 87,7% dos eleitores de ALMEIMRIM; enquanto sua desaprovação chega a 8,3%. Outros 4,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER BARBALHO
O governo de Helder Barbalho é aprovado por 86,9% dos eleitores de ALMEIMRIM; enquanto sua desaprovação chega a 4,1%. Outros 9,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA
Por sua vez, Lula tem aprovação de 74,2 em ALMEIMRIM. A desaprovação é de 17,7%; Outros 8,1% não se manifestaram.
ANÁLISE
Em ALMEIMRIM, cidade da região do Baixo Amazonas, a pesquisa da Doxa mostra um cenário bastante favorável a atual prefeita, Lúcia do Lider, que vai defender seu mandato, isto é, vai para reeleição. Faltando um pouco mais de cinco meses para as eleições municipais, em outubro próximo, Lúcia do Líder já está com 64,4 pontos à frente da segunda colocada, a ex-deputada, Rosa Hage. Corrobora com sua alta intenção de voto a sua aprovação de governo que chega a mais de 87%. Significa que o eleitor almerinense busca o continuísmo e não a renovação de poder. As entregas que o governo está fazendo à população estão satisfazendo seus interesses. Lúcia do Líder está no MDB, partido do governador. A sua oposição, Rosa Hage, está no partido Podemos que tem como líder o senador Zequinha Marinho. A terceira colocada, Adriane Bentes, opositora também de Lúcia, está no Solidariedade. Mesmo que toda a oposição se junte, a pesquisa mostra que terão dificuldades de competir com a atual prefeita. Vamos acompanhar passo-a-passo o processo eleitoral no município.
DORNÉLIO SILVA Cientista Político da Doxa.
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-00120/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em ALMEIMRIM-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 400 entrevistas
Período: 10 a 12 de abril de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Comments