top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM BELÉM, IGOR LIDERA. EDER MAURO É O SEGUNDO COLOCADO.

O Instituto DOXA divulga sua nona pesquisa registrada sobre a corrida eleitoral para a prefeitura de Belém, capital do estado do Pará. Conforme os dados, o candidato Igor Normando (MDB) ultrapassa seus adversários e é líder com 37,2% das intenções de voto. Eder Mauro (PL) é o segundo colocado com 23,2%. Edmilson, atual prefeito, tem 10,2%.

A pesquisa foi realizada entre 9 e 13 de setembro de 2024, com 1.000 eleitores entrevistados tanto na zona urbana quanto nos distritos de Belém. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o número PA-04768/2024 e possui uma margem de erro de 3,1 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Além de medir as intenções de voto, a pesquisa também avaliou a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues, do governador do Pará e do presidente da República.


NA ESPONTÂNEA, IGOR LIDERA. VOTOS FLUTUANTES AINDA SÃO SIGNIFICATIVOS

Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos candidatos, os números da pesquisa mostram um quadro eleitoral que mostra que a campanha ainda está em definição. Quanto aos nomes citados, Igor Normando aparece na frente com 24,3%. A segunda colocação é de Éder Mauro que tem 12,2%. Edmilson Rodrigues é o terceiro colocado com 6,5%. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice elevado, 51,4%.

NA ESTIMULADA, IGOR TAMBÉM SEGUE NA LIDERANÇA.  

Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos candidatos aos entrevistados, Igor Normando (MDB) tem 37,2%; Eder Mauro (PL) tem 23,2%. Edmilson Rodrigues (PSOL) tem 10,2%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 11,2%.


ATUAL PREFEITO TEM A MAIOR REJEIÇÃO

Quando se trata de rejeição, o candidato com maior índice de rejeição é o Edmilson Rodrigues 51,7%; em segundo lugar temos Eder Mauro com 18,9%. Igor Normando é rejeitado por 2,5%. Eguchi é rejeitado por 1,8%; Jeferson Lima vem com rejeição de 1,4%. Thiago tem rejeição de 0,8%, Welingta, 0,8% e Italo, 0,2%.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DE PREFEITO

Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como Edmilson vem administrando o município, os números mostram que 77,5% dos eleitores estão desaprovando o seu governo. A sua aprovação é de 16,1%. Os demais 6,4,% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 77,9% dos eleitores de BELÉM aprovam o governo de Helder; enquanto 15,1% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 46,6% dos eleitores de BELÉM. A desaprovação é de 43,8%.


HELDER

LULA

APROVA

77,9

46,6

DESAPROVA

15,1

43,8

NS SR

7,0

9,6

CONFIRA OS CENÁRIOS SIMULADOS DE SEGUNDO TURNO.

EDMILSON X EDER MAURO:

Em eventual segundo turno entre Edmilson e Eder Mauro, o delegado vence de 41,3% a 18,7%

EDMILSON  X IGOR NORMANDO: IGOR NORMANDO VENCE.

Em eventual segundo turno com Edmilson e Igor Normando, o segundo vence por  60,9% a 10,8%

IGOR NORMANDO X EDER MAURO: IGOR VENCE.

No cenário entre Igor e Eder Mauro no segundo turno, o primeiro vence de 52,8% a 26,5%.

IGOR NORMANDO X THIAGO ARAÚJO: IGOR VENCE

Quando testamos os nomes Thiago Araújo e Igor Normando, o segundo é o vencedor em mais um cenário projetado para o segundo turno por 58% a 12,6%.

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA


Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº: PA – 04768/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em Belém.

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 1000 entrevistas.

Período: 09 a 13 de setembro de 2024.

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

 

2.411 visualizações0 comentário

Blog da Doxa Pesquisa, opiniões em relação a pesquisas eleitorais e de mercado, divulgação de resultados e notícias sobre a política local e nacional.

  • Instagram
  • Facebook

© 2016 criado por "Doxa Comunicação Integrada"

bottom of page