O instituto DOXA publica sua primeira pesquisa registrada de COLARES, município da região nordeste paraense. Lá, a prefeita, Maria Lucimar (MDB), vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. Competem com ela, Cilene Sabino (UB), irmã do ministro de Turismo Celso Sabino e o ex-prefeito de Vigia, Noé Palheta (PP). Lucimar aparece em primeiro lugar com 24,8%; Cilene Sabino (UB) e Noé Palheta (PP) estão empatados, tecnicamente, em segundo lugar. Cilene vem com 15,7% das intenções de voto e Noé com 15,1%.
Foram entrevistados 390 eleitores no período de 29 a 31 de julho de 2024, tanto na zona urbana quanto na rural. A pesquisa está registrada no T.R.E sob nº PA-02379/2024. A margem de erro é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos do resultado encontrado na pesquisa.
Além das questões eleitorais, Doxa também avaliou o desempenho da prefeita, do governador e do presidente da República.
NA QUESTÃO ESPONTÂNEA É ALTO O ÍNDICE DE VOTOS FLUTUANTES: 58,6%
Na questão espontânea, em que não se apresentam os nomes dos candidatos, os números da pesquisa mostram, ainda, um quadro eleitoral muito aberto. Os votos flutuantes (somatória de brancos, nulos e indecisos), aparecem com índice alto, 58,6%. Quanto aos nomes citados, Maria Lucimar aparece na frente com 19,7%. O segundo colocado é Noé, que vem com 10,5%. Cilene Sabino vem a seguir com 7,6%; Alcinara, 1,8%.
NA ESTIMULADA MARIA LUCIMAR LARGA NA FRENTE SEGUIDA POR CILENE E NOÉ
Na questão estimulada, em que se apresentam os nomes dos candidatos aos entrevistados, Maria Lucimar (MDB) vai para 24,8%; empatados, tecnicamente, dentro da margem de erro da pesquisa, aparecem Cilene Sabino (UB), 15,7% e Noé Palheta (PP), 15,1%. Alcinara vem com 3,8% e Nilsinho aparece com 2,9%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 37,7%.
EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE COLARES
Quando se trata de rejeição, Maria Lucimar aparece como a mais rejeitada com 21,6% de citações. Cilene vem com rejeição de 14,3%; Noé é rejeitado por 12,2%. Nilsinho é rejeitado por 4,4%; Alcinara vem com rejeição de 3,5%. 35,1% não rejeitam nenhum dos candidatos. Outros 8,9% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE MARIA LUCIMAR
Quando se trata da Aprovação ou Desaprovação da maneira como a prefeita Maria Lucimar vem administrando o município, os números mostram que 50,0% dos eleitores estão aprovando o seu governo. A sua desaprovação é de 43,0%. Outros 7,0% não se manifestaram.
APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DOS GOVERNOS HELDER E LULA
Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação dos governos Helder e Lula. 85,0% dos eleitores de COLARES aprovam o governo de Helder; enquanto 7,0% desaprovam. Já o governo de Lula está sendo aprovado por 73,0% dos eleitores de COLARES. A desaprovação é de 20,0%.
HELDER | LULA | |
APROVA | 85,0 | 73,0 |
DESAPROVA | 7,0 | 20,0 |
NS SR | 8,0 | 7,0 |
ANÁLISE:
Nesta primeira pesquisa oficial, registrada no T.R.E, mostra o cenário eleitoral do município de COLARES bastante competitivo. A atual prefeita, Maria Lucimar, vai defender seu mandato, isto é, vai para a reeleição. Ela disputa com um expériente ex-prefeito de Vigia, cidade vizinha de Colares, Noé Palheta e com a estreante Cilene Sabino que carrega nas costas o peso do irmão, ministro do Turismo do governo Lula, Celso Sabino. Os números indicam uma disputa bastante acirrada no município da região nordeste paraense. A atual prefeita desponta em primeiro lugar na pesquisa. Por outro lado, Cilene e Noé, se destacam empatados, tentando uma polarização com a atual prefeita. Pela questão espontânea, percebe-se que o jogo está bastante aberto no município. Isso significa que muita coisa pode mudar no decorrer da campanha política. Vamos acompanhar passo-a-passo essa eleição que promete grandes emoções.
DORNÉLIO SILVA – Cientista Político da Doxa
FICHA TÉCNICA DA PESQUISA
Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-2379/2024
Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010
Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em COLARES-Pa
Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.9 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Amostra: 390 entrevistas
Período: 29 a 31 de julho de 2024
Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião
Comments