top of page
  • Foto do escritorEquipe Doxa

EM PAU D’ARCO CLIDEAN CHAVES MANTÉM-SE NA FRENTE NA CORRIDA ELEITORAL

Em PAU D’ARCO, município localizado na região Sudeste Paraense, a DOXA foi a campo para colher o humor do eleitor do município. A pesquisa aponta uma disputa acirrada entre Dean Chaves e Domingos Enfermeiro. Dean aparece com 38,2% de intenções de voto contra 30,3% de Enfermeiro. A diferença entre os dois é de 7,9 pontos. A pesquisa, também, avaliou o governo do prefeito Fredson, do governador Helder Barbalho e do presidente Lula.

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o Nº PA-05673/2024. E foi realizada no período de 29 a 31 de julho de 2024 em todos os bairros da cidade e nas comunidades da zona rural. A amostra foi de 400 eleitores, tendo uma margem de erro de 4.8% para mais ou para menos dos resultados obtidos na pesquisa.


O NÚMERO DE ELEITORES INDECISOS CHEGA A 51,2%

Na questão espontânea, em que não se mostram os nomes de pré-candidatos, a pesquisa detectou que, ainda, é grande o número de eleitores flutuantes, isto é, que não sabem em quem votar ou que pretendem anular o voto. Esses eleitores flutuantes chegam a somar 51,7%. Dean aparece com 27,4% das intenções de voto e Domingos Enfermeiro com 20,9%.

ESTIMULADA: CLIDEAN SE DISTANCIA DE DOMINGOS ENFERMEIRO

Quando se estimula os nomes a prefeito de PAU D’ARCO, Dean Chaves e Domingos Enfermeiro aparecem em uma disputa acirrada.  Dean Chaves aparece com 38,2% das intenções de voto e Domingos Enfermeiro vem com 30,3%. Os votos brancos, nulos e indecisos somam 31,1%.


EM QUEM NÃO VOTARIA PARA PREFEITO DE PAU D’ARCO

Quando se trata de rejeição, Dean aparece com rejeição de 14,4%; Domingos Enfermeiro é rejeitado por 10,2% dos eleitores de Pau D`Arco. Outros 57,4% não rejeitam nenhum pré-candidato e 18,1% não se manifestaram.

APROVAÇÃO E DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO DE FREDSON

O governo do prefeito Fredson é aprovado por 62,3% dos eleitores de PAU D’ARCO; enquanto sua desaprovação chega a 34,6%. Outros 3,1%  não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO HELDER

Doxa também avaliou a aprovação ou desaprovação do governo Helder. 74,0% dos eleitores de PAU D’ARCO estão aprovando o governo de Helder; enquanto 12,1% desaprovam. Outros 14,0% não se manifestaram.

APROVAÇÃO/DESAPROVAÇÃO DO GOVERNO LULA

Já o governo de Lula está sendo aprovado por 67,0% dos eleitores de PAU D’ARCO. A sua desaprovação chega a 24,7%. Outros 8,4% não se manifestaram.

ANÁLISE

O cenário apresentado pela pesquisa Doxa no município de PAU D’ARCO mostra uma disputa acirrada entre os dois pré-candidatos, Clideam Chaves e Domingos Enfermeiro. Nessa terceira fotografia, Clideam Chaves, já abre uma vantagem de mais de sete pontos a frente de Domingos Enfermeiro. Na anterior, os dois estavam tecnicamente empatados dentro da margem de erro da pesquisa. Na primeira fotografia registrada em Pau D´Arco, Domingos Enfermeiro mantinha uma distância de Clideam. Agora,  Clideam começa a se distanciar de Domingos Enfermeiro. Vale ressaltar que o atual prefeito, Fredson, em seu segundo mandato, vai indicar seu sucessor. Seu governo está tendo aprovação maior do que sua desaprovação. Isso possibilita maior densidade eleitoral ao seu indicado, no caso, Clideam Chaves. O jogo começou bem disputado em Pau D´Arco. Vamos acompanhar todos os passos dessa corrida eleitoral que promete fortes emoções.

DORNÉLIO SILVA - Cientista Político da Doxa.

 

FICHA TÉCNICA DA PESQUISA

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral.

Registro Eleitoral: registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o nº PA-05673/2024

Estatístico responsável: Jadson Fernandes Chaves – CONRE 8010

Nome da pesquisa: Contexto eleitoral em PAU D’ARCO-Pa

Margem de erro: A margem de erro estimada é de 4.8 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

Amostra: 400 entrevistas

Período: 29 a 31 de julho de 2024

Tema: Administração Pública/Eleições/Opinião

 

1.037 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page